Rádio Charrua AM FM

Notícias

Com investimento de R$ 70 milhões, Uruguaiana terá usina de casca de arroz

A Nova Engevix Construções vai instalar uma usina termelétrica movida a casca de arroz em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Com investimentos que somam R$ 70 milhões, a termelétrica, quando pronta, terá capacidade de gerar cinco megawatts em regime de operação contínua.

Em linha com as estratégias ESG da empresa, o empreendimento vai suprir uma necessidade da região, que é a destinação adequada de mais de 57 mil toneladas por ano de resíduos provenientes do beneficiamento do arroz. “Será crucial, uma vez que os engenhos na região enfrentam dificuldades no descarte, chegando a restringir a produção em determinados momentos”, destaca Robson Passos, diretor da Nova Engevix Construções.

Hoje, a casca do arroz, que corresponde a, aproximadamente, 22% da massa total do grão, vem gerando um passivo ambiental para a cadeia produtiva. Isso porque, na maioria das vezes, o subproduto é depositado a céu aberto, representando risco aos cursos d’água, focos de incêndio nas áreas de depósito, além de problemas ambientais.

Com alto poder calorífico, a casca de arroz é ideal para a geração de energia e sua cinza, produzida na combustão da casca, também pode ser comercializada e utilizada na construção civil, cerâmica, indústria química, fabricação de células fotovoltaicas, entre outros.

A implantação da termelétrica Uruguaiana deve gerar 140 vagas de empregos diretos e indiretos previstos em atividades de construção civil e montagem eletromecânica. Já na fase operacional, serão cerca de 20 vagas de emprego permanentes. Os principais equipamentos que compõem a usina serão fornecidos pela indústria local. O empreendimento já possui licença do órgão ambiental responsável e em breve terá suas atividades de implantação iniciadas.

Sobre a produção de arroz – Considerado um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico, no Brasil, a produção de arroz está estimada em 10,8 milhões de toneladas, sendo o estado do Rio Grande do Sul e especialmente o município de Uruguaiana os líderes de produção. Dados da Embrapa mostram que o consumo do grão, que hoje atende cerca de 2,5 bilhões de pessoas, tende a dobrar até 2050.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo