Notícias
Operação Desmanche apreende 200 toneladas de sucata em Uruguaiana
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (30/7), a 144.ª edição da Operação Desmanche, em Uruguaiana. Durante a ação, a força-tarefa fiscalizou um comércio de peças usadas, onde foram apreendidas cerca de 200 toneladas de sucata automotiva, que estavam acondicionadas irregularmente em processo de desmanche. De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o local foi denunciado via Disque-Denúncia 181.
O Rio Grande do Sul registrou, no mês de junho de 2024, o menor número da série histórica de roubos de veículo. Nesse mês, houve 133 casos, uma redução de 55,5% em comparação com os 299 casos registrados no mesmo mês do ano anterior. Em Uruguaiana, houve uma queda de 52,63 % de furtos de veículo no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP, a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul.
A ação deflagrada hoje contou com a participação de 44 servidores oriundos da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da SSP e da Rio Grande Energia (RGE).
Foto Divulgação / SSP