Notícias
Polícia Civil deflagra Operação Apoiadores 2
A Polícia Civil, na manhã de hoje, 21/11, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana – DPCA, coordenada pelo Delegado Matheus Antunes da Rosa, deflagrou a Operação “Apoiadores II” com o objetivo de reprimir a exploração sexual de menores em Uruguaiana.
Após um ano e meio de investigações, a DPCA, através de diversas diligências investigatórias, identificou 12 adolescentes, que possuíam entre 13 e 17 anos na época dos fatos, aliciadas para fins de prostituição em Uruguaiana, bem como 22 investigados que exploraram sexualmente tais menores em troca de dinheiro e/ou outras vantagens.
Durante a investigação também ficou demonstrado que os fatos ocorriam nas residências dos investigados ou em estabelecimentos comerciais da cidade, havendo conivência, em alguns casos, de familiares dessas adolescentes, que, além de consentirem, receberam valores em troca.
A operação, que contou com o efetivo de 110 policiais civis e 43 viaturas, é oriunda da operação Apoiadores I desencadeada em 2023 pela DPCA onde 7 pessoas foram presas e outras 57 indiciadas pelos mesmos crimes, o que demonstra o esforço contínuo da Polícia Civil em reprimir tal criminalidade.
Até o momento 6 pessoas foram presas e 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na apreensão de uma arma de fogo, dois veículos e diversos outros elementos relevantes para continuidade das investigações.
Por fim, destaca-se que, nesse mês de novembro, está ocorrendo a Operação Nacional Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a qual visa incentivar e intensificar ações de combate à violência contra crianças e adolescentes, sendo essa ação parte dos trabalhos previstos pela DPCA para o corrente mês.