Notícias
Vereador Cristian Tobias Barreto, de Quaraí, busca na capital apoio para Hospital e Faculdade de Medicina na região da Fronteira
O vereador Cristian Tobias Barreto (PMDB) esteve em reunião com o deputado Márcio Biolchi para solicitar seu apoio a dois dos mais importantes projetos da Fronteira Oeste do RS, que são a construção de um Hospital Regional de Alta e Média complexidade em Uruguaiana ou Alegrete e, também, a Implantação de uma Faculdade de Medicina junto ao campus da Universidade do Pampa- UNIPAMPA, em Uruguaiana.
Cristian expôs ao deputado Biolchi que a construção de um Hospital Regional de Média e Alta Complexidade em nossa região traria enormes benefícios para a saúde da população da Fronteira Oeste, incluindo Quaraí, pois os tratamentos na área da saúde que hoje precisam ser encaminhados para centros de medicina, em alta e média complexidade, que ficam muito distantes da região poderiam ser feitos em uma das cidades da região cuja distância poderia facilitar não só os deslocamentos dos pacientes, mas principalmente, reduzir os riscos em casos mais graves quando da transferência de pacientes para alta e média complexidade, em razão do tempo deste deslocamento.
Márcio Biolchi afirmou ao vereador Cristian que irá se somar nesta luta e buscará meios para que o Hospital Regional da Fronteira Oeste possa ser no futuro uma justa realidade para os moradores da região.
O vereador disse, ainda, que a Fronteira Oeste tem que ter uma faculdade de Medicina, no campus da Universidade de PAMPA, em Uruguaiana, pois é a única maneira de reverter às dificuldades que nossas cidades possuem de trazer e disponibilizar profissionais de medicina para o atendimento adequado para população, através da formação, nesta profissão, de filhos da própria região da Fronteira Oeste. O deputado comprometeu-se com esta causa e irá promover articulações junto a autoridades políticas desta área.
Finalizando o vereador disse que “precisamos enaltecer a importância da instalação de uma Faculdade de Medicina no campus da Universidade de PAMPA, em Uruguaiana, pois as dificuldades que os municípios da região enfrentam em atrair médicos e médicos especialistas são enormes e para reverter estas dificuldades precisamos formar filhos de Quaraí e da região. Só assim poderemos ter em médio e longo prazo médicos especialistas que morem em Quaraí e na região”.
Fonte: Folha de Quaraí