Notícias
Audiência pública da Associação de Catadores e o Movimento Nacional dos Catadores
Associação de Catadores (ACLAN) e o Movimento Nacional dos Catadores realizam uma audiência pública, com a presença de representantes federais, estaduais, e municipais, apreciando uma pauta que conta com o encerramento das atividades do lixão e a situação atual, daquelas pessoas, que sobrevivem do trabalho de coleta. É amanhã, 6ª feira, 29 de novembro, com inicio às 15 horas na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo.
O depósito da cidade recebe diariamente cerca de 80 toneladas de todo o tipo de resíduos e possui mais de 150 catadores trabalhando no local em condições subumanas. O depósito será desativado no início de 2014. A audiência segue uma reivindicação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e tem a parceria do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores, da Presidência da República. O PNRS tem como premissas a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável, bem como o aumento da reciclagem e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.
A audiência contará com a presença do prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, do promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP), Diego Corrêa de Barros, da auditora pública externa do Tribunal de Contas da União (TCU), Kenman Corrêa Yung, do subchefe Parlamentar da Casa Civil, Cezar Martins, da coordenadora do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC) da Presidência da República, Daniela Metello, e de representantes do MNCR.