Rádio Charrua AM FM

Notícias

CEEE finaliza ampliação da subestação Uruguaiana 5

Conclusão do trabalho libera carga para as outras quatro subestações do município.

Conclusão do trabalho libera carga para as outras quatro subestações do município.

A malha de transmissão da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) recebeu, nesta semana, mais um importante reforço com a conclusão dos trabalhos de ampliação da Subestação Uruguaiana 5 (km 617 da BR 290). Além do acréscimo de um novo transformador, que rebaixa a energia de 230 para 69 quilovolts (kV), com potência de 83MVA(megavolt-ampère), também foram instalados seus respectivos módulos de conexão e um novo módulo de entrada de linha em 69kV. Isso significa que a capacidade instalada da subestação, que era de 166MVA, vai aumentar em 50%, chegando a 249MVA, melhorando a qualidade da energia e a segurança do sistema.

A subestação Uruguaiana 5 transmite energia em 69kV para as SEs Uruguaiana 1,2, 3 e 4, e para uma linha de transmissão de 230kV, que transporta energia até as SEs Alegrete 2 e UTE Uruguaiana. Para o diretor de Transmissão do Grupo CEEE, Gilberto Silva da Silveira, este investimento, de R$ 8,8 milhões, vai reforçar e aumentar a confiabilidade e disponibilidade do sistema elétrico da região. Ele destaca que os empregados da Companhia canalizaram todos os esforços para agilizar a construção da obra e conclui-la antes do verão, quando há aumento na demanda de energia elétrica.

Investimentos em Transmissão

Somente no último ano, a CEEE-GT concluiu na Fronteira Oeste obras importantes, que aumentaram a disponibilidade do fornecimento de energia. Em março deste ano, a Subestação de Maçambará (localizada na RS 441, km 32, s/n) teve instalado um novo transformador de 230/69 kV – 83MVA e de um banco de capacitores 230kV – 30MVA, que atendem, especialmente, os levantes agrícolas dos produtores rurais da região. Outra obra concluída no final do ano passado, foi a Subestação de Alegrete 2.

A primeira etapa da ampliação da Subestação São Vicente do Sul (situada na R. 20 de setembro s/n) está prevista para entrar em operação até o final deste ano. Os técnicos da Companhia também trabalham na ampliação da Subestação São Borja 2, com a finalização planejada para o próximo ano.

Fonte: Secretaria de Comunicação do RS

Foto: Fernando C. Vieira

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo