Rádio Charrua AM FM

Notícias

Entidades fazem novo encontro na busca de alternativas para solucionar a falta de segurança nas cercanias do Porto Seco

!cid_image002_jpg@01D05028

Visando dar continuidade ao debate das questões que envolvem a segurança nas cercanias do Porto Seco de Uruguaiana (PSR/URA), entidades, Câmara de Vereadores, integrantes da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, estiveram reunidas na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na tarde de terça-feira (23).

Na ocasião foram expostas medidas já tomadas pelos órgãos ligados ao Comércio Exterior a fim de combater este grave problema que vem afetando a imagem do Porto e fazendo com que empresas deixem de passar pelo principal Porto Seco da América Latina. Embora as entidades já tenham realizado algumas ações, as mesmas não se fizeram suficientes, já que falta apoio da Prefeitura Municipal em dar continuidade às obras de iluminação no local, anteriormente prevista para ser finalizada até a metade de janeiro e do DNIT em fazer a limpeza do trevo evitando que a grama alta sirva de esconderijo para delinquentes.

A presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Jussara Osório de Almeida, disse que não sabia da gravidade da situação e se comprometeu a trabalhar o tema junto ao Poder Legislativo.

De acordo com o Major Rivaldo da Silva Castro, da Brigada Militar (BM), policiais que estavam na Operação Golfinho estão retornando à cidade e com isso a BM contará com todo o efetivo da cidade, dessa forma será possível reativar o trabalho no Porto. “Mesmo com os policiais no local, a iluminação lá é essencial”, afirmou o Major Castro.

Para o Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Uruguaiana, Eduardo Amaral Bertão, a questão é muito ampla e o problema da PRF é que são apenas três policiais para atender 270 km. “O trabalho de segurança deve ser de forma compartilhada”, comentou.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, através do presidente Jorge Urquiza, encaminhou um ofício para o Secretário de Segurança do Estado, Wantuir Jacini, falando da situação e recebeu um retorno de que o assunto será tratado em breve.

Em sua manifestação, o presidente do SDAERGS, Lauri Kotz, falou que todos os órgãos competentes que já foram acionados tem boa vontade em solucionar e contribuir para terminar o problema, mas que infelizmente ainda não há resultado prático nessas tratativas. Para isso, o presidente solicitou à Senadora Ana Amélia Lemos e ao Deputado Estadual Frederico Antunes, uma agenda em Brasília a fim de falar pessoalmente sobre a questão da segurança ao redor do Porto e sobre o problema nos lacres. As audiências devem ocorrer na primeira quinzena de março.

Fonte: Assessora de Comunicação SDAERGS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo