Notícias
Santa Casa renova contrato com o Estado e novo orçamento de serviços prestados pode ser ainda sofrer aumento
Mesmo que tenho sido assinado na sexta-feira (17), o contrato de prestação de serviços entre o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) e a Secretaria Estadual da Saúde ainda poderá ser reajustado em sua versão final. Alguns valores poderão ser acrescidos na minuta da portaria que será publicada no Diário Oficial do Estado até a próxima sexta-feira (25). Uma vez publicada, passa a valer oficialmente.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Santa Casa, Geovane Cravo, foram três meses de intensas negociações com diversas áreas especializadas ligadas à Secretaria Estadual da Saúde e técnicos da instituição para se chegar a um acordo que fosse benéfico para que o hospital possa manter a qualidade e a quantidade de atendimentos prestados à comunidade da região de cobertura da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, além de outros pontos do Estado, que buscam as especializações de alta complexidade colocadas à disposição através de grandes investimentos já realizados pela direção do HSCC.
Cravo salienta que o contrato assinado com a SES prevê um repasse mensal de R$ 3,1 milhões. “Mas através de negociações que estão sendo ainda moldadas, poderemos ainda inserir na portaria que será publicada nesta semana e que oficializa por completo o contrato, valores que serão importantes na atividade de administrar com qualidade um hospital do porte como a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana”, garantiu.
Uma vez publicada a portaria no DOE, o contrato assinado em Alegrete, junto à sede da 10ª Coordenadoria de Saúde, passa a valer para o mês seguinte. Com isso, o mês de agosto passaria a ser coberto pelo contrato e o repasse do Estado se dará em setembro. “É uma luz no fim do túnel, a partir do momento em que concluímos uma etapa importante em torno de uma negociação difícil se for avaliado o atual estágio dos acontecimentos”, referendou Cravo.
Ele ainda acrescentou que a intervenção de parceiros do Hospital foi importante durante o processo de negociação. Segundo Cravo, um deles foi o deputado estadual Frederico Antunes (PP) que atuou diretamente na busca de uma solução que contemplasse os níveis esperados de repasse de valores para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Durante o ato de assinatura do contrato, estiveram presentes o delegado regional de saúde, Luciano Pereira e a delegada adjunta, Vanda Dorneles. Além deles, participaram os técnicos da Coordenadoria, Cátia Flores Leal, Leonel Paz Bombach e Leilani Baccin Bruno.
Pela Santa Casa, o diretor administrativo-financeiro Geovane Cravo e o gerente de faturamento, Leocir Ozehoski. Ainda esteve presente no ato, a Secretária Municipal de Saúde de Uruguaiana Saionara Marques.