Rádio Charrua AM FM

Notícias

Estado confirma que gestantes vacinadas com AstraZeneca receberão 2ª dose da Pfizer

O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quarta-feira (28), que gestantes e puérperas com a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca pendente receberão o reforço com a fórmula da Pfizer/BioNTech. A decisão, que viabiliza o “cruzamento” de fórmulas no Estado, vai de encontro à orientação do Ministério da Saúde.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a novidade beneficia cerca de seis mil mulheres. Todas receberam a primeira dose da vacina entre os meses de abril e maio, e acabaram ficando sem a segunda em razão de uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspendeu o uso do imunizante em grávidas.

Até agora, a orientação é de que elas aguardassem o fim do período de puerpério – que se estende por 45 dias após o parto – para buscar o reforço. O efeito adverso que provocou a mudança no planejamento, uma trombose com plaquetopenia, é considerado muito raro – e causou a morte de uma gestante de 23 semanas, no Rio de Janeiro.

CoronaVac também é indicada para o grupo

A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que, em caso indisponibilidade de doses da Pfizer, os estados utilizem a fórmula da CoronaVac para a imunização das grávidas e puérperas. Entretanto, como o Rio Grande do Sul recebe 114,6 mil vacinas da Pfizer nesta quarta, parte do contingente será reservada para a regularização.

Por Aristoteles Junior / Rádio Guaíba

Foto Alina Souza / Correio do Povo

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo