Notícias
Obra de Tunico Fagundes será lançada durante a Expointer 2022
Cada história carrega consigo uma lição, um ensinamento que deve ser repassado de geração para geração e que engrandece as ações daqueles que deram os primeiros passos neste legado. Fazendo parte das séries de comemorações e eventos especiais do Cavalo Crioulo na 45ª edição da Expointer, uma das figuras mais conhecidas dentre a família crioulista aproveita a oportunidade para lançar mais uma de suas obras.
Conhecido pelas crônicas e conteúdos autorais que preservam a memória viva do Cavalo Crioulo, José Antônio Marques Fagundes (Tunico Fagundes), já fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos e também do quadro de jurados da entidade, onde foi o responsável pela criação do nome da prova Bocal de Ouro. Criador na Estância Coqueiro de Jaguarão/RS, ele reverencia toda a comunidade ao lançar mais uma obra sobre a nossa história, voltada especialmente para os acontecimentos que antecederam a prova do Freio de Ouro.
Intitulado “Freio de Ouro – Livro 1”, a obra narra relatos do autor com antecedentes que culminaram na prova, trazendo consigo uma pesquisa documental deste processo e um aprofundamento sobre a cultura da tradição gaúcha sobre a relação entre homem do campo e cavalo. Outros fatos importantes que poderão ser encontrados nas mais de 80 páginas do livro são os registros de figuras notáveis que, segundo o trecho encontrado nas páginas de apresentação, “lançaram , de forma visionária, os fundamentos da seleção integral da nobre Raça Crioula, ao aliar a avaliação morfológica ao desempenho funcional de seus reprodutores”.
Para o autor, sua obra nasceu da necessidade de registrar e contar a história de forma fidedigna, trazendo informações relevantes para a nova geração de crioulistas e as que ainda estão por vir. “Precisamos manter a história do Freio de Ouro sempre viva, relembrando os primeiros passos para que as novas gerações continuem em frente. Eu também sempre recebi muitos pedidos para que escrevesse essa obra com o intuito de perpetuar nossa história e nossa tradição”, confessou o autor. Ele revelou que já trabalhava na obra desde 2017, mas que foi nos últimos dois anos que o trabalho se intensificou. “Eu estava idealizando a obra com calma, revisando cada acontecimento sem pressa. Porém, nos últimos dois anos, senti a necessidade de avançar com mais afinco, pois foi nessa época que comecei a escrevê-la e onde também recebi o convite para lançar a obra durante os 90 anos da ABCCC”, contou José Antônio.
Ao perceber a abundância de informações e histórias, Tunico Fagundes decidiu dividir sua criação em uma série de dois livros. “Quando me deparei com a quantidade de documentos, relatos e memórias de todos estes anos que envolvem o Freio de Ouro, decidi então dividir a obra em dois volumes. O primeiro trará toda a história da primeira prova funcional até se tornar Freio de Ouro. Já o segundo, ainda sem data de lançamento, dará sequência nesta narrativa até o presente momento”. Com o apoio de seus familiares e da vice-presidência de Comunicação da ABCCC, Tunico Fagundes relata que, para além de todas as histórias que serão encontradas em sua obra, o mais importante é dar reconhecimento aos que iniciaram a jornada do Freio de Ouro. “Contar histórias é muito importante, mas o mais importante deste trabalho é o resgate da qualidade destes crioulistas de Jaguarão, os quais tiveram essa ideia genial que resultou nesta prova tão amada, que é um dos maiores eventos equestres de cavalos registrados do mundo”, concluiu o autor.
A obra de Tunico Fagundes será lançada durante a Expointer 2022, na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, dia que se inicia as disputas do Freio de Ouro. A cerimônia acontecerá após o término da etapa morfológica, prevista para às 18 horas, no Lounge do restaurante do Cavalo Crioulo.