Rádio Charrua AM FM

Notícias

DRACO apreendeu R$ 3,5 milhões em drogas em 2022

No ano de 2022, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, apreendeu entorpecentes avaliados em aproximadamente 3,5 milhões de reais nas diversas ações e operações de combate ao crime organizado.

Fazendo um balanço das atividades desenvolvidas pela DRACO no ano de 2022, houve a apreensão de cerca de 23 kg de crack, 22 kg de cocaína, 115 Kg de maconha e 890 comprimidos de ecstasy, totalizando mais de 160 kg de drogas. Essa quantidade de entorpecentes poderia ser fracionada em mais de 317 mil porções para venda e possui valor estimado em cerca de R$ 3,5 milhões. As apreensões, juntamente com o dinheiro, veículos e demais bens retirados do crime organizado, possuem especial importância no objetivo de descapitalizar esses grupos criminosos, gerando elevado prejuízo financeiro.

As ações da DRACO nesse ano resultaram na prisão de 86 pessoas e indiciamento de 164 indivíduos ligados ao crime organizado, especialmente por tráfico de drogas e de armas, bem como homicídios, roubos e extorsões, tendo sido cumpridos 63 mandados de busca e apreensão. Também foram apreendidas 24 armas de fogo.

Além dessa repressão ao crime organizado, a DRACO realizou atividades de prevenção e conscientização de estudantes sobre os efeitos nocivos das drogas, tendo sido visitadas 22 instituições educacionais, públicas e privadas, dos Municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, atingindo um público de mais de 2200 estudantes do ensino fundamental e médio.

O Delegado Nilson de Carvalho ressaltou que o tráfico de drogas deve ser fortemente combatido, pois alimenta e estimula uma cadeia de crimes em nossa sociedade, uma vez que, em razão da dependência química, muitos usuários acabam cometendo a grande maioria dos furtos e roubos registrados em Uruguaiana, sendo que os bens destes delitos são vendidos a receptadores profissionais, inclusive sendo recebidos como pagamento pelas drogas nos diversos pontos de venda de entorpecentes. Ademais, muitos outros crimes violentos são praticados por indivíduos sob os efeitos de drogas. Em 2023, a atuação da equipe da DRACO continuará firme e contundente no combate ao crime organizado em Uruguaiana.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo