Notícias
Uruguaiana é selecionada para nova etapa de pesquisa nacional sobre sequelas da covid-19
O Ministério da Saúde deu início, nesta segunda-feira (11), a uma nova fase da Epicovid, pesquisa epidemiológica da covid-19 no Brasil. O trabalho busca avaliar as sequelas em pessoas infectadas pelo coronavírus durante a pandemia. Para isso, 33.250 pessoas deverão ser entrevistadas em 133 municípios do país.
o Rio Grande do Sul, está prevista a realização de visitas domiciliares em oito localidades. Tratam-se de Uruguaiana, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e do eixo Santa Cruz do Sul-Lajeado. A expectativa é de que 2 mil pessoas sejam ouvidas nas cidades gaúchas.
O estudo é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e encomendado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O objetivo é, a partir do estudo de base populacional, ter informações como quantas vezes a pessoa teve a doença e se os sintomas persistem.
Epicovid 2.0: como vai funcionar
A expectativa é de que as entrevistas sejam realizadas até o final do mês. As cidades brasileiras selecionadas, incluindo as gaúchas, são as mesmas que já fizeram parte das rodadas anteriores do trabalho científico.
Pesquisadores estarão identificados
Segundo o Ministério da Saúde, todas as entrevistas serão realizadas pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada após apresentar a melhor proposta em pregão eletrônico. Além disso, no comunicado feito pelo governo federal, é destacado que “os profissionais receberam treinamento e estarão devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e da LGA”.
A orientação é que, em caso de dúvidas, os moradores entrem em contato com as prefeituras. A empresa LGA também pode ser acionada através dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430.
Por Jônatha Bittencourt / GZH