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AES Sul admite que clientes da Fronteira podem ficar mais de uma semana sem luz
A companhia AES Sul ainda registra 10 mil clientes sem abastecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul. O problema decorre do temporal da quinta-feira passada, que destruiu pontos da rede de abastecimento, sobretudo nas regiões Central e da Fronteira Oeste. A previsão é de que a retomada de 100% dos serviços ocorra na sexta-feira, o que pode deixar clientes até oito dias sem luz. Os pontos sem abastecimento após a ventania dessa terça já foram solucionados, à exceção de casos pontuais, segundo a AES. Hoje, porém temporais voltaram a afetar municípios atendidos pela concessionária.
Em um balanço dos estragos, a operadora lembrou ter enfrentado cinco temporais entre 7 e 19 de outubro, com vento de até 134 km/h, que deixaram, no total, 500 mil clientes sem luz. A AES pondera, ainda, que só 2% dos casos não puderam ser atendidos em até 72 horas.
O diretor-presidente da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira, explica que o tempo-resposta é mais demorado quando ocorre destruição de torres de energia elétrica, transformadores e quedas de árvores na rede. “São reconstruções de redes, o que estamos fazendo. Além disso, em áreas de difícil acesso”, sustenta.
Conforme o levantamento da empresa, os temporais registrados entre 7 e 19 de outubro provocaram a queima de 163 transformadores, destruição de 240 km de redes e desligamento de sete linhas de transmissão devido à queda de 14 torres de grande porte.
Conforme a empresa, mais 200 eletricistas serão contratados para atuar no próximo verão. Quanto ao ressarcimento, a AES orienta que danos a equipamentos elétricos sejam notificados pelo consumidor. O prazo é de até 15 dias para resposta. Quanto ao corte do serviço, não existe previsão da Aneeel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para compensação financeira.
Fonte: Rádio Guaíba