Notícias
Ao completar 10 anos em Uruguaiana, SAMU recebe melhorarias nas instalações
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta quarta-feira (3/11), completou dez anos de atuação no município de Uruguaiana. A data foi festejada pela equipe com uma cerimônia simbólica na própria sede do Samu. O prefeito Ronnie Mello; o secretário municipal de Saúde, Diego Cantori; e a gestora da Santa Casa, Thaís Aramburu, marcaram presença no encontro.
Além disso, também nesta quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Uruguaiana entregou a obra que visa qualificar o pátio da sede do Samu. Foi colocada uma cobertura na área, ampliado o portão para um melhor deslocamento, colocado concreto no solo, e construído um local para lavagem das ambulâncias e motolâncias.
Avanços e conquistas nos últimos anos
Apesar de hoje o Samu ter uma estrutura adequada e poder oferecer um bom atendimento à comunidade, em outros tempos a situação era diferente. A equipe alega que a situação era precária até 2016. Faltavam ambulâncias, profissionais, materiais e até mesmo combustível.
A gestão do prefeito Ronnie Mello iniciou, em 2017, um trabalho de reestruturação do serviço. Dentre as ações estão a compra de duas ambulâncias, duas motos, inauguração da nova base e reformas para qualificar a sede.
Atualmente, o quadro do Samu tem seis médicos; seis enfermeiros; dez motoristas; oito técnicos em enfermagem; duas ambulâncias (uma avançada e outra básica); duas reservas técnicas; uma motolância; e uma reserva de moto.
Para urgências e emergências a comunidade pode contatar o Samu por meio do número 192.