Notícias
BRK intensifica ações de garantia no abastecimento com Plano Verão
A BRK, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana, segue avançando na melhoria contínua dos serviços no município. São medidas que visam garantir ainda mais segurança para o abastecimento de água na cidade no período de calor intenso, durante os meses de dezembro a março, e que fazem parte do Plano Verão – plano de melhorias adotado pela empresa para evitar qualquer situação pontual em uma época de maior incidência de chuvas com descargas elétricas, ventanias, etc.
Uma das principais ações do Plano Verão ocorreu em novembro, com a instalação de três novos geradores de energia elétrica na sede do município e nos distritos de São Marcos e da Barragem Sanchuri. O gerador em Uruguaiana foi instalado na área de captação de água bruta no Rio Uruguai, ações que têm como objetivo oferecer mais estabilidade para a produção de água tratada no município, dessa maneira, oscilações no fornecimento de energia elétrica não terão mais o mesmo impacto na captação.
“O gerador de energia é um equipamento de fundamental importância para os sistemas de tratamento e distribuição de água. Ou seja, é uma fonte alternativa que opera durante qualquer interferência na distribuição de eletricidade e nas intervenções realizadas pela concessionária de energia”, comenta Icaro Dugaich, gerente de operações da BRK.
Tratamento e qualidade da água
O Plano Verão da BRK também possui ações focadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na sua distribuição. Com o objetivo de garantir ainda mais excelência no tratamento da água, as equipes da concessionária realizaram as limpezas preventivas do canal de água decantada, a substituição de válvula de expurgo e a higienização dos reservatórios de água.
A garantia da qualidade da água é um dos pontos essenciais no Plano Verão, portanto, para isso foi implementado um novo Sistema de Dosagem de Carvão Ativado Pulverizado (CAP), que é utilizado sazonalmente na ETA, visando, principalmente, a adsorção de compostos orgânicos produzidos por microalgas e cianobactérias.
Com o objetivo de melhorar a eficiência e dar uma sobrevida maior à carga filtrante do sistema de filtração da ETA, foi realizada a reforma de todos os filtros. Com isso, o sistema de filtração fica mais robusto e garante um rendimento muito maior ao processo. Também garante um apoio maior em casos de turbidez mais elevadas, advindas, principalmente em períodos de chuvas mais abundantes, proporcionando uma eliminação ainda mais eficaz de microrganismos.
Painel Sensorial e Laboratório Móvel
Com foco em atuar de forma preventiva e planejada, o Painel Sensorial é uma ferramenta de monitoramento baseada em metodologia internacional. Ele consiste em análises sensoriais específicas, realizadas por profissionais treinados que integram a equipe e, que tenham maior sensibilidade para percepção de eventuais alterações de sabor e odor da água tratada. Esse monitoramento contínuo propicia maior agilidade e melhor direcionamento no planejamento e ações operacionais para adequar o tratamento das alterações abruptas de qualidade da água do rio, que entra na estação para ser tratada.
Comprometida em garantir um serviço de qualidade para a população de Uruguaiana, a BRK disponibiliza gratuitamente o serviço de laboratório móvel, com um carro totalmente equipado para analisar a qualidade da água no município.
“O laboratório móvel é um serviço altamente capacitado e especializado com todos os equipamentos necessários para monitorar a qualidade da água distribuída e tempo real, que está disponível para toda a população do município. Com esse trabalho, conseguimos assegurar a qualidade do trabalho realizado e proporcionamos ainda mais transparência aos nossos clientes”, pontua Icaro.
Para solicitar o atendimento, o cliente deve acionar a concessionária pelo 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001 ou via portal Minha BRK, A partir do contato, uma equipe da BRK é deslocada até a residência do cliente e coleta uma amostra para realizar as análises físico-químicas, feitas a partir de equipamentos analíticos eletrônicos para avaliar o pH, temperatura, residual de cloro, residual de fluoreto, cor e turbidez. Todo o trabalho é feito de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, que atesta a qualidade da água.
“Todas as ações do Plano Verão da BRK destacam o empenho da concessionária em manter o fornecimento de água de excelente qualidade, seguro e regular para a população de Uruguaiana, evitando interrupções”, destaca Icaro.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial em loja é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Flores da Cunha, 1516. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br.