Notícias
CDH promoverá evento voltado para a região da fronteira
Na quinta-feira (22), em Uruguaiana, a Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS, em parceria com a subseção e a CDH local, realizará o evento Tarde de debates sobre Direitos Humanos. O encontro, que contará com a participação do presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, tem o objetivo de promover a discussão sobre a temática dos direitos humanos com a advocacia da região da fronteira.
Ainda de acordo com a organização, o evento também visa fortalecer a articulação entre as subseções e comissões de demais instituições, “buscando garantir, promover e defender os direitos humanos da sociedade gaúcha”.
Lamachia reforça a aproximação com a advocacia gaúcha e o papel da OAB/RS. “Nosso compromisso é estar ao lado da advocacia, ouvindo suas demandas e buscando soluções efetivas. A pauta dos direitos humanos nos é muito cara, pois é por meio dela que a Ordem consolida sua atuação na defesa da cidadania”, ressaltou.
Já para o coordenador da CDH, Rodrigo Puggina, o evento terá uma importância histórica. “Queremos desmistificar o próprio conceito que a população tem sobre o tema. E, para isso, iremos unir as Comissões de Direitos Humanos da região da fronteira em um avanço da interiorização, sendo essa uma das tantas marcas da atual gestão da Ordem gaúcha”, asseverou.
O presidente da OAB Uruguaiana, Luciano Caetano Brites, destacou a ação de interiorização da OAB/RS para os núcleos da entidade da região da fronteira como “fundamental”, uma vez que é a mais distante da capital. “Será de grande importância para aprofundar o estudo dos direitos humanos e divulgar o papel da Ordem na concretização desses direitos em prol da cidadania”, disse.