Notícias
Construção de novas redes possibilitará tratar o esgoto de 14 mil moradores.
Equipes da Odebrecht Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, realizam a construção da Estação Elevatória de Esgoto no bairro Bela Vista. A obra irá contemplar ainda a implantação de uma rede interceptora que irá coletar o esgoto de cerca de 14 mil moradores dos bairros Bela Vista, Centro e Mascarenhas de Moraes. O trabalho é realizado próximo as margens do rio Uruguai, no cruzamento das ruas Dr. Maia com Aleixo Worlod. Nessa etapa está sendo feita a escavação do terreno para a edificação da estação elevatória de esgoto. “ Essa estrutura será uma das oito responsáveis por bombear o esgoto até a estação de tratamento, localizada na BR 472”, explica Herbert Dantas, gerente de operações da concessionária.
Do bairro Bela Vista, o interceptor irá até o encontro das ruas General Propício com Domingos de Almeida, onde será feita uma outra estação elevatória de esgoto auxiliar. “ Iniciamos os trabalhos há cerca de 20 dias e projetamos terminar dentro de sete meses. Essa previsão pode sofrer alterações em função das condições climáticas e do nível do rio Uruguai”, pontua Eduardo Frediani, diretor da Odebrecht Ambiental em Uruguaiana.
O interceptor terá partes com redes coletoras de esgoto aéreas e enterradas. Alguns trechos de redes já existem e devem ser recuperados pela empresa.
“ Estávamos ansiosos para poder iniciar esse investimento. Esperamos mais de dois anos aguardando uma licença da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para poder ter a autorização para iniciar a obra”, destaca Frediani.
A obra faz parte de uma das mais importantes etapas da ampliação de redes de esgoto. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões. De acordo com o Sistema Nacional sobre Saneamento (SNIS), Uruguaiana está entre os principais municípios com o maior índice de coleta e tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul.