Rádio Charrua AM FM

Notícias

Dilma determina atendimento imediato para municípios atingidos por enchentes no RS

A presidenta Dilma Rousseff determinou aos ministros da Integração Nacional, da Saúde e do Desenvolvimento Agrário o atendimento imediato aos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes. Reunida nesta sexta-feira (04/07), em Porto Alegre, com uma comissão de prefeitos liderados pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz, Dilma disse que o governo federal ajudará na reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. 

Presidenta Dilma durante reunião com comitiva de prefeitos gaúchos de municípios atingidos pelas enchentes, liderados pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz [à esquerda, falando]

Presidenta Dilma durante reunião com comitiva de prefeitos gaúchos de municípios atingidos pelas enchentes, liderados pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz [à esquerda, falando]

Menegaz disse a Dilma que os municípios gaúchos sofrem uma das piores cheias dos últimos 30 anos. Por isso, ele solicitou 10 medidas de auxílio ao governo federal, com destaque para a liberação de R$ 200 milhões por Medida Provisória (MP) para a assistência e reconstrução das localidades atingidas por enxurradas e alagamentos. “O povo gaúcho está sofrendo, com quase 20 mil famílias desabrigadas”, lamentou o presidente da Famurs. “Precisamos de um auxílio imediato, que não fique trancado na burocracia”, emendou.

Os prefeitos agradeceram as medidas iniciais tomadas para proteger a vida das pessoas pela Defesa Civil. Participaram do encontro o governador do estado, Tarso Genro, e prefeitos de 14 cidades, representando as 115 atingidas, além do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, da Saúde, Arthur Chioro, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior. A audiência da Famurs com Dilma ocorreu durante a inauguração do novo Hospital da Restinga na zona sul da capital gaúcha.

Segundo o governador Tarso Genro, o foco, a partir de agora, é a preparação para reconstrução das cidades, com preocupação maior com comida, saúde e alojamento. “A presidenta colocou toda a força do governo federal, todos os recursos necessários para esta primeira e para a preparação de uma segunda fase também. Num segundo momento, aí temos que ter um arbitramento que venha da exposição dos prefeitos sobre os prejuízos materiais que tiveram. O que combinamos é passar recursos diretamente para os prefeitos, para eles comprarem, utilizarem e repassarem imediatamente combustível, pois estão aparelhados com patrolas, motoniveladoras que foram distribuídas pelo governo federal”, afirmou.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo