Notícias
Dupla brasileira medalha de bronze no tênis foi inscrita por insistência de Uruguaianense
O Brasil fez história no tênis olímpico na madrugada deste sábado (31). Com uma virada incrível, Laura Pigossi e Luísa Stefani venceram as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11/9 em duas horas e 11 minutos de partida, e conquistaram o bronze nas Olimpíadas de Tóquio. Foi a primeira medalha brasileira no tênis, superando o quarto lugar de Fernando Meligeni em Atlanta 1996.
As duas brasileiras sequer estavam qualificadas para Tóquio, mas foram inscritas pelo Uruguaianense Eduardo Frick (centro da foto), gerente esportivo da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Depois, com uma série de desistências, herdaram um lugar. A classificação chegou a ser contestada judicialmente por uma dupla da Geórgia, mas o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou a vaga de Laura e Luísa. No Japão, elas se encarregaram de fazer história.
— É uma vitória do tênis brasileiro que vem com as meninas. Inscrever é o mínimo que se deve fazer quando quer jogar um torneio. Elas entraram de últimas. Faltando quatro horas para finalizar, a organização me ligou. Organizamos tudo com a CBT e com o COB, que me deram todo o apoio. Elas já tinham conquistado uma medalha com as vitórias que elas tiveram. Esse simbolismo da medalha, a primeira do tênis, nos deixa muito contentes — destacou Eduardo Frick.
Por Wendell Ferreira / GZH
Foto Rafael Bello / COB / Divulgação
Editado por Rádio Charrua