Rádio Charrua AM FM

Notícias

Governador verifica áreas atingidas pela cheia em Uruguaiana

Chuvas RS - Uruguaiana

O governador Tarso Genro esteve em Uruguaiana, nesta terça-feira (8), para conhecer de perto a situação dos cerca de 6 mil desabrigados e 236 desalojados do município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, um dos mais atingidos pela cheia do Rio Uruguai. Além de prestar solidariedade às famílias, o governador falou das medidas que estão sendo executadas para minimizar os problemas e para que as pessoas e a cidade possam voltar à normalidade tão logo as águas baixem.

“As ações do Governo do Estado estão estruturadas em três etapas: nesta primeira, conhecendo e atacando os problemas emergenciais dos municípios e das pessoas atingidas; em seguida, com a recuperação dos estragos, e, em um terceiro momento, as reformas estruturais”, disse o governador.

Segundo Tarso, que esteve acompanho do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e do secretário-chefe da Casa Militar e cooordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Moaiano, já foram liberados R$ 25 milhões do governo estadual, que são suficientes para as demandas emergencias. Outros R$ 8 milhões, de acordo com Jorge Branco, serão investidos para as ações estruturais.

O governador, que conferiu as áreas mais alagadas da cidade e ainda visitou um galpão da Guarda Municipal de Uruguaiana, onde 127 pessoas estão alojadas, afirmou que a partir da próxima segunda-feira (14) já começam a chegar os recursos para a região. Também na semana que vem, de acordo com Tarso, está prevista a remessa dos recursos federais, porém ainda não há valor exato, pois depende do relatório de danos enviado por cada prefeitura.

Na área da Regional de Uruguaiana da Defesa Civil estadual, com 14 municípios, quatro foram atingidos pelas enchentes: São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí, sendo que as três primeiras estão com situação de emergência decretadas. As cidades já estão recebendo ajuda humanitária, porém, com a chegada do frio, as famílias seguem necessitando de roupas, alimentos e cobertores.

A dona de casa Liliane Silva Pereira, 36 anos, que vive com o marido, pescador, e as duas filhas em um bairro próximo do leito do Rio Uruguai, é uma das pessoas atingidas pelas águas. A família conta com a ajuda humanitária e com o apoio de amigos e parentes até que a situação se normalize e eles consigam retornar para sua casa, que ficou quase que totalmente submersa. “Não conseguimos tirar muita coisa, pois o rio subiu muito rápido. Improvisamos um barraco e aguardamos que a água baixe para sabermos os prejuízos”, afirmou Leliane.

“A situação segue muito complicada, pois são pessoas que já vivem em situação muito vulnerável. Quem puder que siga doando, entre em contato com a Regional da Defesa Civil ou procure um dos pontos de recebimento de donativos”, apelou o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Gerson Corrêa de Melo. Em São Borja, são 2 mil e 400 pessoas fora de casa e, em Itaqui, 10 mil. Segundo Melo, os donativos já chegaram a Uruguaiana e São Borja, e, para Itaqui, estão a caminho.

Fonte: Secretaria de Comunicação do RS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo