Notícias
Governo Lula indica prioridade para 13 obras federais no RS, duas são em Uruguaiana
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quarta-feira (18) o conjunto de obras federais prioritárias nos primeiros cem dias de governo. Para o Rio Grande do Sul, estão previstos 13 projetos em diferentes fases de execução – desde a entrega de trechos duplicados até o lançamento de licitação para novas intervenções. A meta é cumprir todo o plano até a metade de abril.
Durante o anúncio, em Brasília, o ministro não detalhou as obras previstas para cada Estado, mas GZH teve acesso à lista de intervenções programadas para o início do governo.
1️⃣ Recuperação emergencial da ponte entre Uruguaiana e Paso de los Libres
Entre as metas dos plano de cem dias, está a recuperação emergencial do viaduto de acesso à ponte internacional Brasil-Argentina, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. Em setembro de 2022, o trânsito de veículos de carga sobre a ponte precisou ser bloqueado pela deterioração da estrutura. Em dezembro, o Dnit concluiu a primeira etapa de recuperação e liberou o tráfego nos dois sentidos.
A previsão de entrega da recuperação da ponte é até a primeira quinzena de março. São esperados bloqueios por algumas horas, em diferentes dias.
2️⃣ Assinatura de contrato para nova ponte do Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui
A meta do governo é assinar o contrato para a construção da ponte sobre o Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui, até a primeira quinzena de março. A construção fica na BR-472. Atualmente há uma ponte de ferro ligando os dois municípios. A antiga estrutura foi construída em 1888 e será substituída pela nova.
Por Bruno Pancot / GZH
Foto Lauro Alves / Agencia RBS
Editado por Rádio Charrua