Notícias
Justiça Federal em Uruguaiana condena 19 pessoas por tráfico internacional de drogas
A 1ª Vara Federal de Uruguaiana (RS) condenou 19 pessoas por tráfico internacional de drogas. A sentença, publicada na quarta-feira (7/10), julgou três processos oriundos do inquérito policial relativo à denominada Operação Cacaréu.O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com as ações detalhando a atuação dos acusados. Segundo o autor, a investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) contou com a realização de interceptações telefônicas, vigilâncias e operações que resultaram na apreensão de drogas, principalmente maconha e cocaína.
De acordo com a denúncia, os réus integravam uma organização criminosa responsável pela aquisição, recebimento, processamento e venda de drogas na região oeste do Estado. A rede seria composta por cinco núcleos que atuariam na fronteira do Brasil com a Argentina e Uruguai, e nas cidades gaúchas de Uruguaiana, Quaraí, Santana do Livramento e Barra do Quaraí.
Após analisar as provas anexadas nos autos, como depoimentos, interrogatórios e interceptações telefônicas, o juiz federal Guilherme Beltrami, entendeu ter sido demonstrada a atuação de cada acusado na prática delituosa. O magistrado condenou 19 pessoas por crimes associados ao tráfico internacional de drogas aplicando penas de reclusão que variaram de seis anos, um mês e 15 dias a 16 anos, seis meses e dez dias. Oito dos réus poderão recorrer em liberdade, os demais deverão permanecer presos.
Dois acusados também foram condenados receptação de veículo roubado. A sentença aplicou ainda multas pecuniárias e decretou o perdimento de diversos bens utilizados para prática dos crimes, especialmente automóveis. Cabe recurso ao TRF da 4ª Região.