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Manutenção da BR-290 deve começar na próxima semana, duplicação deve ficar pronta somente em 2017
Quase três meses depois do fim da concessão do pedágio, finalmente devem começar as obras de manutenção da BR-290, uma das estradas mais importantes, pois corta o Estado de leste a oeste.
Com sinais de abandono, mal sinalizado e iluminado e esburacado, o trecho de 205 quilômetros entre Eldorado do Sul e Caçapava do Sul passa a receber operações tapa-buraco, roçadas e pinturas a partir da próxima semana. A assinatura do contrato entre a empresa vencedora da licitação e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) ocorreu nesta quarta-feira.
Segundo o órgão, a demora se deve ao atraso na transferência para a União das rodovias federais que estavam concedidas ao Estado — no total eram nove trechos das BRs 116, 386, 290, 285 e 471. O processo foi concluído na semana passada. Enquanto isso, os motoristas, que deixaram de desembolsar o valor dos pedágios, continuam pagando a conta da demora.
— Conheço bem a BR-290, mas passei de noite e acabei caindo numa sequência de buracos em Pantano Grande. Economizei os cerca de R$ 15 do pedágio, mas perdi R$ 260 com um pneu novo — lamenta o contador Paulo Rogério dos Santos Araújo, 53 anos, morador de Cachoeira do Sul.
A manutenção assinada ontem pelo Dnit faz parte da primeira parte do programa Conservação, Restauração e Manutenção Rodoviária (Crema) e o contrato, com prazo de dois anos, prevê investimentos de R$ 39,5 milhões. No entanto, serão obras apenassuperficiais.
— Vamos fechar buracos e eles vão abrir de novo, porque não vai ser reforma profunda. Faremos o mesmo trabalho que as concessionárias faziam — ressalta o engenheiro do Dnit Carlos Alberto Garcia Vieira.
Na segunda etapa do Crema, que deve durar cinco anos, aí sim está prevista umareestruturação estrutural e completa do trecho.
O trabalho de conservação coincidirá, na maioria do trecho, com as obras de duplicação. Prometida para 2012, a obra para duplicar os 115,5 quilômetros, de Eldorado do Sul a Pantano Grande, deve estar pronta em julho de 2017.
Orçada em R$ 583,55 milhões e dividida em quatro lotes, as empresas vencedoras da licitação têm prazo de quatro meses para fazer e aprovar o projeto, etapa iniciada no início deste mês, e três anos para realizar a duplicação.
Fonte: Vanessa Kannenberg / Zero Hora
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS