Notícias
Ministério da Justiça e Segurança Pública capacita policiais do Rio Grande do Sul e de Tocantins que atuam em fronteiras e divisas
Para reforçar técnicas de defesa pessoal, imobilização, policiamento em embarcações e atendimento pré-hospitalar tático, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) capacita 100 policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA). São 40 do Rio Grande do Sul e 60 de Tocantins.
A capacitação em Tocantins acontece na semana em que o Programa VIGIA completa 2 anos no estado e vai auxiliar os policiais na execução de procedimento emergências de ferimentos nele próprio e em outra pessoa, até a chegada de equipes médicas especializadas. O treinamento para Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) tem carga horária de 20 horas/aula e vai até o dia 20 de outubro. O curso conta com apoio da Secretaria de Segurança Pública do estado.
Já no Rio Grande do Sul, os agentes de segurança pública participam da 6ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras (CUEF), realizado por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). As aulas vão até o dia 01 de novembro, com uma carga horária de 96 horas/aula, em Uruguaiana (RS).
“A capacitação permanente é um dos pilares do Programa VIGIA. Técnicas de defesa pessoal e atendimento pré-hospitalar tático visam garantir a segurança não só do policial como da vítima em abordagens”, ressalta o coordenador-geral de Fronteiras do MJSP, Saulo de Tarso Sanson.
Balanço
O Curso de Unidades Especializadas Fronteiriças (CUEF) está em sua 6ª edição e já capacitou 172 policiais dos seguintes estados: Amazonas, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Minas Gerais, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Goiás.