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Nova concessão de rodovias federais no RS terá mais 13 praças de pedágio, 4 na BR 290
⏺️ Quatro praças estarão na BR-290, nas cidades de Butiá, Pantano Grande, Jacuí e Caçapava do Sul.
A nova concessão que o governo federal pretende tirar do papel no Rio Grande do Sul vai custar caro aos motoristas. O estudo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo consórcio LOGIT – ATP – QM – JGP projeta a construção de 13 novas praças de pedágio.
A tarifa de pedágio em trechos de pista simples será de R$ 11,54 para carros. Já nas rodovias com pista dupla, o montante para estes veículos poderá chegar a R$ 16,15.
A projeção indica que o grupo que vencer a concorrência irá investir R$ 4,40 bilhões durante o período de 30 anos de concessão. Ao todo, serão 674,1 quilômetros que deixarão de ser responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A ANTT estipula que o leilão será realizado entre julho e setembro de 2023 e o contrato será assinado até o fim do próximo ano. A partir do início da concessão, precisarão ser realizadas a retomada da duplicação da BR-290 e o término da construção da nova ponte do Guaíba, além de realizar a manutenção das rodovias envolvidas. E cada uma das intervenções precisará seguir um cronograma meticuloso.
A duplicação de 115 quilômetros da BR-290, por exemplo, ocorrerá entre 2026 e 2029. Já o término da nova ponte do Guaíba ficará para 2027.
Ainda serão construídos 203 quilômetros de faixas adicionais, nas BRs 116, 158, 290 e 392; 47 quilômetros de terceira faixa nas BRs 158, 290 e 392; e a duplicação de cinco quilômetros da BR-116, em Tapes.
A consulta pública está marcada para ocorrer em 11 de novembro em Brasília. Será possível participar da reunião por meio da internet.
Durante o período de consulta pública, a população poderá opinar, sugerir mais ou menos obras e discutir a posição das praças de pedágio. Sempre lembrando que mais obras significa tarifa ainda maior.
Por Jocimar Farina / GZH