Notícias
Polícia Federal promete agilidade na migração durante a Copa
A previsão da Polícia Federal (PF) é de que o visitante estrangeiro não demore mais do que meio minuto para passar pelo serviço de controle migratório do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, durante a Copa do Mundo. A corporação também estima que os ônibus de excursão vindos da Argentina sejam liberados em 10 minutos em Uruguaiana, cidade da Fronteira Oeste, principal porta de entrada dos castelhanos no Rio Grande do Sul.
— Estamos falando daquele visitante que não tem problemas — alerta o delegado Sandro Luciano Caron, superintendente da PF no Rio Grande do Sul.
As instalações da PF estão sendo ampliadas no Salgado Filho. Por ser Porto Alegre uma das cidades-sede da Copa, onde a Argentina vai jogar, a principal porta de entrada dos estrangeiros no Estado deve ser Uruguaiana, onde, segundo previsões iniciais da PF, devem entrar mais de 40 mil castelhanos. Sem mencionar o número de agentes e delegados, por considerar assunto confidencial, Caron diz que, na próxima semana, a corporação começará a instalar o reforço policial nas delegacias de fronteira, principalmente Uruguaiana.
— Nós já tivemos duas oportunidades de testar o nosso planejamento em Uruguaiana: Jornada Mundial da Juventude (julho de 2013) e o jogo do Grêmio com o San Lorenzo. Nas duas oportunidades, conseguimos um bom desempenho no atendimento ao turista argentino — recorda o delegado.
Além do reforço no número de policiais, a PF conta, para agilizar os serviços de migração, um investimento de R$ 10 milhões — em equipamentos (computadores) e veículos. O delegado afirma que todos os computadores das delegacias das fronteiras foram trocados.
A estrutura que a PF está montando para Copa do Mundo vem sendo consolidada nos últimos dois anos. Uma das características dessa estrutura é que ela se adapta a acontecimentos novos.
Fonte: clicRBS / Carlos Wagner