Notícias
Polícia Federal prende quatro homens com mais de 420 quilos de cocaína na Fronteira Oeste
Quatro homens foram presos com um total de 435 quilos de cocaína. A prisão dos acusados e apreensão da droga ocorreu durante a madrugada numa chácara localizada em Alegrete. A operação contou com o trabalho de agentes federais de Uruguaiana, Porto Alegre e apoio de da Receita Federal e outros órgãos. De acordo com a PF, esta operação com apreensão e prisões estão ligadas diretamente a outra ação ocorrida em maio deste ano, em Santa Maria, quando um motorista de Uruguaiana transitava com um caminhão transportando 460 quilos da droga.
A PF preferiu não revelar o nome dos acusados, uma vez que as investigações prosseguem. O delegado Fabrício Padilha confirmou que dois mandados de busca e apreensão foram realizados em Uruguaiana. Ele contou que a cocaína veio de avião da Bolívia e os traficantes buscam sempre novas rotas. “Daqui a droga seria levada para São Paulo. Por sua vez, o delegado André Luis Epifânio, que na semana passada havia prometido que “em breve teremos novidades e a sequencia das investigações sobre o narcotráfico”, parabenizou a todos os delegados, agentes e órgãos que vêm trabalhando “ incessantemente, neste batalha contra o narcotráfico,em defesa da sociedade”. Os quatro acusados e a droga foram encaminhados para a capital do Estado.
Mais 460 quilos em maio
Em maio ocorreu a maior apreensão de cocaína do ano no Estado. A apreensão foi realizada na noite de uma segunda-feira em Santa Maria. Uma operação conjunta entre Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Miliar (BM) apreendeu 460,2kg da droga, que estavam em um caminhão de Uruguaiana, e foi parado no posto da PRF, na BR-158, em Santa Maria.
O veículo, com placas de Uruguaiana, foi abordado por volta das 21h30min. Segundo as autoridadeds, havia batedores acompanhando o caminhão. Eles acabaram fugindo assim que a polícia fez a abordagem. A droga estava escondida em 21 caixas de madeira, que estavam cobertas por outras caixas vazias. A cocaína estava fracionada em 460 pacotes de 1 kg. Ainda, na noite de segunda-feira, a droga foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre.
O motorista, um homem de 38 anos, informou aos policiais que iria para Vacaria carregar frutas. Ele foi detido, encaminhado à Polícia Federal e recolhido à Penitenciária Estadual de Santa Maria. A Polícia Federal ainda investiga a participação de outras pessoas no esquema. Extraoficialmente, a droga poderia valer entre R$ 7 milhões e R$ 9 milhões, mas este valor não é confirmado pela PF, que aguarda o laudo pericial para fazer a avaliação do produto apreendido. A droga apreendida na madrugada desta quarta-feira, renderia aos traficantes aproximadamente o mesmo valor.