Notícias
Porto Seco de Uruguaiana registra aumento de 37,1% no fluxo de veículos no primeiro semestre
O Porto Seco de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, administrado pela Multilog, registrou um crescimento de 37,1% no volume de caminhões no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, o fluxo foi de 70.013 veículos, enquanto que no primeiro semestre do ano anterior, 51.050 caminhões passaram pela estação aduaneira. O crescimento foi puxado pela exportação de carros, que está em alta, assim como de bobinas de aço e de vinhos, oriundos do Chile. Uruguaiana é o maior porto seco de fronteira da América Latina.
O Porto Seco foi movimentado pelo alto volume de exportações, com 49.748 caminhões passando pela fronteira no primeiro semestre de 2021, ante o volume de 36.499 veículos no mesmo período do ano passado. Os números representam um crescimento de 36,6%.
Já na parte de importações, os resultados também foram positivos no primeiro semestre, com uma alta de 39,3% em comparação aos seis primeiros meses de 2020. Neste período, 20.265 veículos passaram pelo Porto Seco de Uruguaiana para importação de mercadorias. Já no mesmo período do ano passado, o volume foi de 14.551 caminhões.
“O movimento nas fronteiras que ligam o Brasil aos demais países do Cone Sul foi muito bom no primeiro semestre do ano. O que vemos agora, a rigor, não é crescimento ainda, mas uma retomada bastante importante, e ela se dá em todas as fronteiras que operamos”, disse Paulo Luis Borges da Rosa, Coordenador de Operações de Uruguaiana.
O executivo destaca que a economia está retomando pouco a pouco depois de um ano e meio muito duro por causa da pandemia e sinaliza um otimismo para o segundo semestre. “Sabemos que outros fatores podem impactar o tráfego nas fronteiras, como a alta do dólar, mas o segundo semestre tradicionalmente também é melhor que o primeiro. Seguimos otimistas e preparados para a elevação da demanda”, conclui.