Notícias
Prefeitos escolhem novo presidente da Famurs nesta quinta
As eleições para a nova diretoria e para o conselho fiscal da Famurs serão realizadas no dia 23 de maio, na sede da entidade. O próximo presidente comandará a Federação no biênio 2013/2014. A posse acontece no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso dos Municípios, em Esteio.
O processo eleitoral será aberto às 13h30 para o voto presencial dos 497 prefeitos gaúchos. Também será possível escolher o novo dirigente da Famurs pela internet. Os prefeitos receberão um número de usuário e senha para votar no sucessor da Casa. O resultado da eleição será revelado no final da tarde do dia 23.
Já o conselho fiscal é composto por ex-presidentes da entidade, que voluntariamente se propõe a exercer a função. O papel desse grupo é fiscalizar as contas da Casa, com o intuito de manter o equilíbrio orçamentário da Federação. Atualmente integram o conselho os presidentes regionais Marcelino Galvão Bueno Sobrinho (AMZOP), Clovis Alberto Montagner (AMCENTRO), Nelson Spolaor (AMVRS), Délcio Hugentobler (AMPARA), Vilmar Perin Zanchin (AMPLA) e Jacir Luis Slongo (AMUNOR).
Rodízio de partidos
Conforme acordo estabelecido entre os partidos políticos no Rio Grande do Sul, ficou acertado que as quatro legendas que mais elegessem prefeitos no último pleito teriam o direito de indicar o sucessor à presidência da Famurs no quadriênio do mandato. A medida, conhecida como rodízio, visa evitar a disputa entre partidos, consolidar o caráter pluripartidário da entidade e fortalecer o movimento municipalista.
Nas últimas eleições, em outubro de 2012, o Partido Progressista (PP) obteve o maior número de prefeituras gaúchas, conquistando o direito de escolher o novo presidente da Federação. No entanto, com as eleições suplementares que houveram entre janeiro e abril deste ano, o PMDB acabou superando o PP em número de prefeituras. Como o PP já estava em processo eleitoral, foi decidido pelos prefeitos do PMDB e confirmado em assembleia que neste ano o PP assumiria a direção em 2013/1024. Já para o biênio 2014/2015, a entidade será dirigida por um prefeito do PMDB, seguido pelo PT e pelo PDT.