Rádio Charrua AM FM

Notícias

Quadrilha desarticulada no RS era comandada por presos dentro da Modulada

Na operação realizada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (26) na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foi desarticulada uma quadrilha comandada por um detendo do Presídio Central, que atua com a participação de outros presos, distribuídos por diversas casas prisionais do estado.

O objetivo foi combater o tráfico internacional de armas, munição, explosivos e drogas.

Dois celulares foram apreendidos no presídio em Uruguaiana (Foto: Caroline Rossasi/RBS TV)

Dois celulares foram apreendidos no presídio em
Uruguaiana (Foto: Caroline Rossasi/RBS TV)

Cerca de 200 policiais cumpriram 22 mandados de prisão preventiva, 32 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva nas cidades de Uruguaiana, Santana do Livramento, Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Canoas, Charqueadas, Rosário do Sul e Rivera (Uruguai). Até o momento, 20 pessoas foram presas e armas e drogas foram apreendidas.

De acordo com a investigação, que contou com o auxílio de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, a quadrilha tem cerca de 80 integrantes.

A ordem de enviar armas e munições partia da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana e da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento, enquanto o envio das drogas em direção à Fronteira Oeste era gerenciado de dentro do Presídio Central, Penitenciária Estadual do Jacuí e Presídio de Alta Segurança de Charqueadas.

Modulada

Por volta das 6h, policiais fizeram uma revista no presídio de Uruguaiana e encontraram dois celulares, um carregador e um fone de ouvido. Esse material confirmou a participação de Alex Borges Vila Grande, o Tití, de 36 anos, na organização.

O preso é natural de Rosário do Sul, já estava preso por homicídio e tráfico de drogas, e agora responderá também por tráfico e organização criminosa.

Segundo o delegado Eduardo Sant Anna Finn, a quadrilha desarticulada é responsável pela venda de armas e munições para outras organizações criminosas de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de comprar de drogas para distribuir nas cidades da fronteira com o Uruguai.

Ao longo das investigações, 29 pessoas foram presas, três adolescentes foram apreendidos, 72 pessoas foram indiciadas, 16 armas foram apreendidas (incluindo um fuzil), além de mais de 24 quilos de drogas (maconha e cocaína), uma quantia em dinheiro, nove veículos e dois imóveis com pedido de restrição.

Fonte: G1

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo