Notícias
Quadrilha desviou R$ 3 milhões em cargas e aliciou pelo menos nove caminhoneiros no RS
Na manhã de hoje, a Polícia desarticulou uma quadrilha que aliciava caminhoneiros e desviava cargas. O delegado Luciano Peringer, da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas, diz que os criminosos roubaram pelo menos R$ 3 milhões em mercadorias em um período de quase sete meses. Ao todo, nove motoristas foram aliciados. As cargas preferidas dos ladrões eram pneus e leite em pó usado para crianças com intolerância à lactose.
Operação
Na manhã de hoje foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão temporária. Até o momento, 15 pessoas foram presas, entre elas, integrantes da quadrilha e caminhoneiros. Ao todo, 12 prisões na Fronteira-Oeste e três na Região Metropolitana. A ação ocorreu em seis cidades (Uruguaiana, Livramento, Caxias do Sul, Charqueadas, Sapucaia e Gravataí). Participaram mais de cem policiais.
Investigação
Os caminhoneiros recebiam dinheiro antecipadamente dos bandidos ou então ficavam com parte da carga desviada. Tudo isso para simular um roubo. Eles só faziam ocorrência dias depois e em lugares distantes de onde o fato realmente ocorreu. Isso para prejudicar a investigação policial.
“Na ocorrência, diziam que ficaram em um cativeiro ou no porta-malas de um veículo”, diz o delegado Peringer.
A investigação começou após uma denúncia feita por caminhoneiro e depois que a Polícia constatou, pelo sistema de rastreamento por satélite, que os locais indicados pelas vítimas não eram os mesmos por onde os caminhões teriam trafegado.
Fonte: Rádio Gaúcha