Notícias
RS tem 10 UPAs concluídas, sem previsão de inauguração por falta de recursos
UPA de Uruguaiana está entre as concluídas mas que não tem previsão de abertura para funcionamento.
O Rio Grande do Sul tem 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com obras concluídas, mas que ainda não estão atendendo a população. Os municípios não têm condições e manter essas unidades no formato em que o programa funciona hoje. Pela portaria que criou as UPAs, 50% dos recursos de custeio seriam federais, 25% estaduais e 25% municipais. No entanto, na prática, é o município quem arca com metade desse financiamento.
Em reunião na tarde desta terça-feira (28) na sede da Federação dos Municípios (Famurs), foi formada uma comissão de prefeitos que vai a Brasília solicitar a ampliação dos repasses da União para as UPAs. Caso não haja avanço nas negociações, os municípios vão fazer duas propostas: ou a redução do tempo de atendimento (hoje as UPAs funcionam 24 horas, sete dias por semana) ou a doação das unidades para as prefeituras, para que elas façam a gestão com autonomia total.
O governo do Estado promete participar dessa negociação e destaca que não há como disponibilizar mais recursos ao programa, devido à situação financeira do Rio Grande do Sul. O Estado já dobrou, em 2013, a sua participação no financiamento das UPAs.
Confira a lista dos municípios com UPAs prontas:
– Uruguaiana.
– Erechim;
– Santo Ângelo;
– Santa Cruz do Sul;
– Três Passos;
– Frederico Westphalen;
– Caxias do Sul;
– São Borja;
– Carazinho;
– Ijuí;
Fonte: Rádio Gaúcha