Rádio Charrua AM FM

Notícias

SDAERGS e entidades participaram de reunião para facilitar a entrada dos uruguaianenses em Paso de Los Libres

SDAERGS

Tendo em vista a problemática do processo migratório na fronteira de Uruguaiana (Brasil) e Paso de Los Libres (Argentina), entidades ligadas ao comércio exterior da cidade brasileira estiveram reunidas na manhã do dia 29 de abril, na sede da ABTI, com os responsáveis pela Dirección Regional de Control Fronterizo e pelo Sector de Control de Frontera de Paso de Los Libres ambos do Ministério do Interior da República argentina.

Este foi mais um passo na constante busca de soluções para este problema que os operadores de comércio exterior enfrentam desde o dia 21 de abril deste ano, bem como a população de Uruguaiana em geral, quando, sem aviso prévio, passou a ser exigida a Tarjeta Vecinal Fronteriza (TVF) para que não seja necessário fazer a imigração toda vez que os uruguaianenses entrarem no país vizinho. Ocorre que, milhares de pessoas já fizeram a demanda do documento à Dirección Nacional de Migraciones da Argentina, porém existem solicitações pendentes de emissão da referida TVF que chegam a levar quase um ano para ficarem disponíveis. Além de conceder apenas duas horas diárias (das 11h às 13h) em alguns dias da semana para a retirada. De acordo com o Sr. Cristian Alarcon, responsável pela Direção do Controle de Fronteira em Paso de Los Libres, existem cerca de 7.500 carteiras prontas.

O problema está afetando o processo do Comércio Exterior, pois funcionários da área, todas as vezes que necessitam ir à cidade Argentina acabam perdendo um bom tempo já que a maioria precisa fazer a imigração, além disto, os cidadãos uruguaianenses têm optado por não ir a Libres, o que certamente influencia a economia local.

A Delegação Argentina afirmou que está buscando soluções para os problemas relatados e que no próximo mês haverá mudanças significativas para agilizar os trâmites migratórios.

Participaram do encontro o Assessor de Diretoria do SDAERGS, Breno Luz, o presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo, a Gerente de Assuntos Internacionais da ABTI, Gladys Vinci, o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Jorge Prestes Lopes, os diretores da ABTI, José Paulo Silveira e Luiz Alberto Garcia, os responsáveis pela Dirección Nacional de Control Fronterizo, Sr. Breno Iván Schesi e Sr. Maximiliano Morales e o responsável pela Dirección Regional de Control Fronterizo, Sr. Cristian Alarcon.

Outra atitude tomada pelo presidente do SDAERGS, Lauri Kotz, em relação ao tema, foi protocolar ofício, dia 28 deste mês, para a Presidente do Legislativo Municipal, Vereadora Jussara Osório, expondo a contrariedade do Sindicato com a pretensão de fechar a Ponte Internacional.

Além destas medidas, o SDAERGS oficiou através de e-mail, enviado no dia 24 deste mês, o Delegado da Receita Federal em Uruguaiana, Sr. Jorge Hergessel, sobre o assunto, o qual terá atenção especial em reunião em Paso de Los Libres na próxima semana com o coordenador local pelo lado argentino das Áreas de Controles Integrados (ACIs). Ainda em maio está prevista uma reunião Bilateral em Dionísio Cerqueira (SC), na qual também serão tratados assuntos relativos ao funcionamento das referidas ACIs.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

Redes Sociais

Previsão do Tempo