Notícias
Uruguaiana ganhará Centro de Atenção ao Turista
Gerenciado pela Secretaria do Turismo (Setur), os CATs (Centro de Atenção ao Turista) fazem parte de uma estratégia de governo para qualificar a atividade, ampliando também o atendimento aos visitantes para além da simples prestação de informações.
O secretário do Turismo, Márcio Cabral, reafirma que na nova concepção os CATs devem mais do que informar turistas, mas também ajudar a promover destinos de todo o Rio Grande do Sul: “Os turistas precisam ter todas as informações, mas essa prestação de serviço deve aproveitar para sugerir possibilidades que o recém-chegado desconhece e divulgar nossa hospitalidade”.
A Setur aposta na importância dos CATs no Rio Grande do Sul. Para a região de fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai está prevista a construção de mais oito Centros, nas cidades de Uruguaiana, Porto Xavier, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, São Borja, Porto Mauá, Quaraí e Bagé. Uma outra unidade está prevista também para Porto Alegre.
De acordo com o anuário estatístico de 2013 (ano-base 2012) do Ministério do Turismo, o Rio Grande do Sul atualmente é o segundo Estado no ranking nacional em entrada de turistas estrangeiros por via terrestre. Os turistas argentinos que ingressam no país pelo Estado são estimados em 475 mil e os uruguaios, 144 mil, respectivamente 71,57% e 19,77% do total de estrangeiros que visita o RS.